Seguidores


domingo, 18 de julho de 2010

Blogagem Coletiva-AUTO-ESTIMA E O FEMININO


Fiquei pensando o que falar e como participar dessa blogagem se a minha auto estima não é nada alta. Teoricamente sabemos muitas coisas sobre ela, mas, na prática mantê-la em alta requer exercício e treino, até incorporar.
Para as mulheres que são lindas, magras,podem se vestir na moda, cuidar da pele e do cabelo nos melhores salões com melhores produtos; ainda fazer academia, realmente cultuarem o físico,a estética... A auto-estima sobe pra caramba! Todo mundo elogia, enaltece o quanto é jovem e bonita...Ela sente-se bem consigo e leva a vida muito feliz.
Outras ainda trabalham, são formadas, ganham bem, independentes, dedicadas, disciplinadas e resolvem tudo. Auto -estima lá em cima!
O exemplo um de repente encontra o príncipe encantado e no decorrer do andar da carruagem ele esfria, não elogia, nunca diz que está bonita, não curte as amizades que ela tem, odeia a academia, começa proibir tudo...Se ela tiver uma auto-estima verdadeira, vai se colocar, tentar resolver e senão acontecer vai deixá-lo. Se não for verdadeira, ficará pra baixo do jeitinho que ele quer,se submeterá para agradá-lo.
No exemplo dois. Se alguém chamá-la de burra e incompetente...Se a auto-estima for verdadeira, não se abalará e responderá a altura continuando sua caminhada. Se não for, chorará no banheiro, irá pra casa em lágrimas pensando em como descobriram seus pontos fracos, que não é tão boa assim, que não poderia ter errado, que é uma burra mesmo...Cai do salto!Auto estima despencada.
Já percebi que a minha está ligada ao trabalho. Preciso sentir-me útil, produtiva e ser recompensada. Se não tenho retorno do meu lado profissional fico mal.
Para encerrar esse tema que vai longe, ter auto-estima na minha opinião é amar tudo que vem de dentro e se sustentar por ele. Sentir-se à vontade sendo nós mesmas com nossas qualidades e defeitos. Não nos intimidar com quem só quer nos por pra baixo. É se bancar internamente se o externo nos agride. É seguir, mesmo quando tropeçamos e caímos, porque acreditamos de verdade que vamos levantar. É ficar do nosso próprio lado mesmo que o amor da nossa vida não esteja.É jamais nos abandonar
para não ser abandonada, por quem só tenta derrubar nossa auto-estima. Uma frase que li na lousa uma vez e nunca esqueci: “Quem ama não se submete”.
Elaine Barnes
Foto site Olhares-Autora Marilis
Blogagem do blog Diários de Bordo da Aleska

52 comentários:

Caca disse...

Perfeito, Eliane! A esmagadora maioria das pessoas(e não só mulheres) adota com paradigma para sua auto estima o que se espera delas e não aquilo que são, de fato. Isso cria uma insatisfação permanente, pois o outro ou a sociedade sempre estão sempre a exigir, exigir,exigir. O espelho melhor que temos é o nosso interior mesmo, como você muito bem explicitou. E acrescento um tiquinho à sua última frase: quem ama e ama a si mesmo, não se submete. Um ótimo dia! Paz e bem.

Anônimo disse...

Muito bom seu texto amiga!

Bjs.

Valéria lima disse...

Concordo com você Elaine, para a auto-estima estar em alta, nada como o "trabalho", não é só mulher, os homens também sofrem desse mal. E tudo nessa vida o "trabalho" resolve. O importante é se sentir útil de alguma forma.

BeijooO

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Ah,Elaine. Duvido que su autoestima seja baixa.Te acho de muito astral. Pincelando( Anita adora essa palavra)assim rapidamente, claro que críticas vamos ouvir sempre e elogios também. O que a gente precisa é encarar a si mesmo, como somos e não o que os outros querem que sejamos. Nem modismos, só porque a atriz usa. Noivlela não existe, Eciste o nosso dia a dia. Acordar, trabalhar,namorar. Evidentemente, queremos estar bonitos, saudáveis, isso é natural, mas nada de bitolação com padrões de beleza,sendo que a melhor beleza para mim sempre será a interior, a que gera os melhores elogios. O resto é casca. Só para encerrar,acho as mulheres modelos horríveis, detesto mulher magrela, mulher tem que ter onde pegar. Beijos e como disse lá emcima duviudo que sua autoestima seja baixa. beijão. Sorria você está sendo amada

Everson Russo disse...

Auto estima é muito importante na vida da gente,,,temos que fazer de tudo pra mante la lá em cima,,,as vezes é complicado,,,as coisas da vida nos fazem ficar mau,,,pra baixo,,,mas a luta continua sempre...beijos de linda semana pra ti.

Regina Rozenbaum disse...

Elaine, amada!
Quanto mais leio, estudo, ouço, menos entendo essa tal de auto-estima...De fato o HOMEM é um ser complicado mesmo e enquanto faltante, não ficará nunca satisfeito. Agora, você, lindona, com tudo que escreve e como escreve tem direito adquirido de ficar com a sua lá nas alturas...voando em asas próprias!
Beijuuss n.c. e uma semana ILUMINADA procê

www.toforatodentro.blogspot.com

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menina
As vezes as pessoas confundem auto estima, com arrogância. Auto estima para mim, e se gostar e aceitar-se como é com defeitos e qualidades, é não se sentir menos nem mais que ninguém. É estar bem consigo mesmo e não se preocupar com as opiniões dos outros
Muitos e vários beijos

Daniel Costa disse...

Elaine

Tenho cá para mim, que a auto estima está no nosso ser. Da maneira que encaro o teu modo de pensar, pelo que leio dos teus textos, serás paradigma. Evidentemente, temos sempre de a cultivar, pelos nossos meios. Não creio, pelo que conheço, que a própria auto estima nos abandone por falta de certas mordomias, que sabemos, ter de prescindir.
Beijos

Elzenir Apolinário disse...

Elaine, fico admirada com a amizade entre vc, Majoli e Maria. Quanto a auto estima, é preciso cuidar dela todos os dias, pois há pessoas que sempre querem derrubá-la. Temos que ser fortes!!! Boa semana. Bjs

Dri Andrade disse...

Que lindo blog, da ate agua na boa de ter amigas assim''bem no coletivo'' rs.
ja to seguindo bjs

Sempre Que Penso... disse...

Auto-estima... Demorou mais a minha veio num grau que pra abaixar demora... uashuasuaush

Beijos querida!!!!!!!!!!!!!

Aleska Lemos disse...

Elainezinha! Caramba já comentaram nove vezes antes de mim magoei :( rsss. Gostei da sinceridade, até porque não é necessário ter auto-estima alta para fazer parte desta blogagem coletiva, era mais pra mostrar umas às outras que nossos problemas são comuns e dar um apoio umas às outras nessa caminhada dura que é se manter estável diante das dificuldades. Quero lhe agradecer mais uma vez, pela grande ajuda que você me deu na realização desta campanha, acredito que sem você ela teria fracassado. Acho também que todo esse trabalho me ajudou a recuperar minha auto-estima artística. estava passando por uma época de muitas auto-críticas que estavam me afogando. Beijos!

Sandra disse...

Todas nós somos Mulheres de fibras. Pois desempenhamos vários papeis nesta sociedade. E conseguimos manter nosso auto-estima pra cima. claro que as vezes temos umas recaidas. Mas não é nada fácil. Mas, o importante é estar sempre bela e de bem com a vida, não é mesmo?

Também estou participando desta coletiva com a blog interação de amigos.
Um grande abraço,
Vou te esperar por lá.
Conheça meus demais blogs.
Carinhosamente,
sandra

Bordados e Retalhos disse...

Lindo Eliane. Muita verdade e sensibilidade. Mas nós mulheres somos assim, ra estamos lá em cima, ora nem tanto. Mas vamos levando e vivendo. Tentando ser feliz todo o dia sem submissão jamais. Bjs

Anônimo disse...

Acredito que a auto estima independe de fatores externos, mas a maioria se apega a eles para se valorizar. Isso é lamentável.
Beijos na alma!

Marilu disse...

Minha querida amiga Corujinha, você é a auto estima em pessoa, alegre, feliz de bem com a vida, você traduz felicidade. Você é uma pessoa maravilhosa que todos amam ficar perto, eu adorei você amiga. Obrigada pelo convite da postagem coletiva, eu já postei o rascunho da Biblía..rsrs..Beijos minha amada

ONG ALERTA disse...

Cada um faz aquilo que pode, paz.
Beijo Lisette

Elcio disse...

Pois é Elaine, esses melindres jogam qualquer um p baixo se n estiver atento.

Votarei mais vezes.

É isso aí.
Bjs e ótima semana.

Anônimo disse...

Elaine,muito legal sua cronica!Para ler,reler e pensar!Adorei sua participação!Bjs,

Manuel disse...

Cara princesa, hoje não estou totalmente de acordo.
Para mim auto-estima é algo diferente e. acho que muitas vezes, todos nós, confundimos auto-estima com vaidade.
Eu penso que temos que encarar esse gostar de nós próprios como algo que devemos cultivar.

José disse...

Olá Elaine,
A auto estima é muito importante para a pessoa se sentir bem com ela própria, e de certa maneira também para estar bem com os outros,no trabalho cada vez menos os patrões valorizam quem trabalha, e as pessoas por sua vez vão se sentindo desmotivadas.

Um beijinho,
José.

✿ Regiane ✿ disse...

Olá querida Elaine!
Sua participação está show!
A cada dia que passa aprendemos que temos os direito de ser feliz.
Quando se aprende a se aceitar, a se amar, a auto-estima se torna uma coisa normal.
Linda semana flor do meu jardim.
Beijo meu.
Com carinho, Lady.

✿ Regiane ✿ disse...

Poxa vida querida se cuida tá?
Descanse, espero que melhore o mais rápido possível.
Já foi ao médico?
Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa.
Obrigada pelo carinho.
Beijo carinhoso

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Interessante este tema! Nesta minha Pausa... deu para fazer uma revisão de vida: exterior e interior!
A auto estima é muito mais do que as medidas standarizadas, isto é, todas iguais: lábios e bustos ( e não só...) cheios com silicone, roupa "dernier cri" e...por aí fora! Chega-se à alucinação!
Disseste uma coisa acertada: é preciso gostar de nós. Mas este gostar deve vir de dentro...
Com a minha depressão e medicamentos para ela...engordei um pouco e andava triste!
O médico disse-me: mas afinal não se quer sentir bem, a saúde não é o mais importante? Claro disse eu!
Além disso tenho de aceitar com charme e humildade que os anos passaram e deixaram as suas marcas físicas.Mas há uma coisa que não perdi: a simpatia e a alegria! E noto como as pessoas gostam de estar comigo.
Hoje, almocei com o meu filho num restaurante bem frequentado. Entraram mulheres muitissimo mais novas do que eu...gordíssimas!
Eu achei-me elegantérrima...bem penteada e maquilhada...com um saber estar e dizer...
Afinal,não é isto a auto-estima?
Mandei os quilos a mais darem uma curva... e quero estar feliz comigo própria, apresentável e que todos continuem a gostar de mim!
Beijocas, Amiga
Graça

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Um belo e verdadeiro texto, assino palavra por palavra.

beijinhos
Sonhadora

Milene Lima disse...

Autoestima não é definitivamente o tema com o qual tenho uma relação muito amigável, portanto, me contento em deixar montão de beijo pra ti, desejo de semana bacaninha...e torcendo pra que vc exercite sempre sua autoestima, deixe-a serelepe...e depois me conta como se faz.
Rsrs...

Beijos, Elaine, corujinha amada.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Oi Elaine! Adorei o texto, profundo e muito bem coordenado. Bela participação. Parabéns!

Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

Furtado.

Help disse...

Ei! - Tem mulheres que mesmo frequentando academia, usam os melhores produtos para a pele, que não são felizes. Elas buscam tudo de bom pra elas, para serem olhadas, porque dúvido que dentro de casa não recebem elogios.
E você, me faço o favor de não se colocar pra baixo, viu?rs!

Está lindo seu pot.
Parabéns!
Beijocas.

Geisa Machado disse...

Oi amiga girl!
Auto estima é ter consideração, apreço e respeito por si mesmo. Tudo que vc colocou nesta sua auto reflexão tem um pouco de cada coisa que citei. E é só nesta auto análise que a gente vai se reconstruindo.
Lendo os comentários concordo quando dizem para não confundir auto estima com auto importância ou arrogância.
Realmente este é um tema muito complexo.
Estou também participando desta blogagem e acabei de postar. Espero estar contribuindo de alguma forma.
Bjusss

Hod disse...

Olá Elaine,

Amigo é casa, acolhimento,
O Tempo que passa não envelhece as boas lembranças...Isso é memória.

Feliz dia do Amigo!!

Beijo pra ti.

Saulo Prado disse...

A auto-estima não é o reflexo e sim o conteudo...

E conteudo você tem de sobra...

✿ Regiane ✿ disse...

Oi minha querida!
Espero que estejas melhor.
Feliz dia do amigo!
Todo meu carinho pra ti.
Tenha um dia de muita paz.
Com carinho, Lady.
Beijo meu

Mariana disse...

Parabéns, tu arrasaste, guria.
Autoestima é muito importante.

Anônimo disse...

Elaine, Feliz dia do amigo! Te adoro!
Beijossssssss

Anônimo disse...

Uma mulher linda igual tu,pode parar rs.
Feliz dia do amigo minha flor.
Beijokas.
Se eu morresse e nascesse homem eu virava gay amada,a gente é tuuuuudo de bom he he he.
Beijokas.

Clecilene Carvalho disse...

Amigos - Vinícios de Moraes

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devotoe a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabemque estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários,de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí,e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.Se todos eles morrerem, eu desabo!Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim,compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado,morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber -que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.

Nosso dia é todos os dias, pois vc é muito especial para mim. Gosto demais de vc.


LEMBREI-ME DE VC E VIM DESEJAR FELIZ DIA DO AMIGO.

Sueli disse...

Amiga, esse negócio de auto-estima é bem complicado, não é? Agradeço o convite para participar e ainda vou escrever a respeito. Ainda não deu tempo, mas, pode aguardar. Não sei o que lhe falta para que tenha uma baita auto estima, amiga. Você é muito linda, de uma simpatia incrível, inteligente, etc. etc. Adorei sua última frase: "Quem ama não se submete". Beijo grande!

Marilu disse...

Querida amiga Elaine. Amigos são tesouros que guardamos dentro do coração... e é assim que guardo você...Beijocas

Help disse...

Você nem precisou pensar muito... Você arrasou no seu texto!
Hoje que postei o meu, vai lá depois!
O seu comentário, adorei! Realmente é bem complicado ter um relacionamento.

Grande beijo!

Unknown disse...

Basta apenas uma satisfação e tudo o que vai no coração torna-se grande.
A alegria pula de dentro do imo, orelhas com brinco e e os olhos a brilhar.
As pulseiras doce balançam, os vestidos justos e os saltos bem a modelar, toc daqui toc de lá.
E lá se vai ela pomposa, de todas as flores, a rosa e a essência paira no ar...
O ego dá um salto mais que alto, o íntimo faz um estribilho e nada a pode derrubar...

Lindo ficou o texto minha querida. Parabéns!

Elaine,

Alcançar um amigo, é sentir a vida de frente
Massagear sentimentos, abraçar a toda a gente
Imprimir gestos e fotografias, na tela da mente
Gostar sem porquês, uma razão que faz bem a gente
Olhar-se por inteiro, amar sem proconceito e gritar para o mundo ouvir:
Ser amigo é para sempre!

Obrigado por ser minha amiga...


Bja
Livinha

legalmente loira... disse...

PRA VOCE O MEU CARINHO

Queria dizer que eu poderia pegar
uma mensagem qualquer e te enviar, mas preferi colocar algumas palavras
para VOCE que é a pessoa que me faz bem, esta presente nos meus dias
bons e ruins e me faz companhia através dessa tela.

Chorei com
algumas histórias, chorei de tanto rir, fiquei triste com partidas, mas
sou mto feliz com VOCE que me deixa fazer parte da sua vida e divide
comigo seus momentos.

Muito Obrigado por sua confiança, sua
amizade...
Receba sempre meu Respeito, Carinho e Atenção. Gosto mto
de VOCE.

FELIZ DIA DO AMIGO

Bjo carinhoso..

Wevertton disse...

Aii muito bom Eliane! Acho que a uto-estima vai mais do que ser bonita, andar na moda e ser elogia. Esta em amar quem nos faz bem... ter uma bela familia, e por ai vai! rs

Beijos e passa la ;DD

Bandys disse...

Disse tudo minha amiga. Trabalhar a auto estima em qualquer momento da vida vale a pena.
"Deus fez os abismos para que o homem compreendesse as montanhas. Fez o fogo para que o homem valorizasse as águas. E fez você para que com Êle descobrisse a vida que há pela sua frente e encontrasse a felicidade. Portanto... Seja Feliz"
Sei que voce ja é.
Beijos

"Cantinho Poético" disse...

"Não permita
que a vida passe sem que as pessoas
saibam o significado
que elas tem para você."


(Pe.Fábio de Melo)

Feliz Noite e carinhos meus! M@ria

Beatriz Prestes disse...

Ai minha amiga...

Entro aqui e já começo a sorrir!
Ô Davi lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Paixão de criança!
Deus abençõe muito este anjo!

Bem minha amiga...
Como é preciso coragem para ser feliz não?
Queremos rir, e não rimos porque "não vai pegar bem"
Queremos colocar determinada roupa, mas não colocamos porque a maioria vai de outro jeito
Queremos um vinho, e acabamos tomando Coca Cola, pois ali ninguém bebe..rsr
Estamos felizes com o corpo corpo que temos, mas acabamos sucumbindo às infinitas capas de revistas, opiniões de como ficaríamos melhores, com 3 kilinhos a menos..rsr
Precisamos aprender a gostar e exercitar a liberdade que é linda, nossa e gratificante, por direito!
Não adianta...beleza, felicidade, é mesmo de dentro para fora!!
MARAVILHOSO MINHA AMIGA!
Mil beijos com carinho
Bea

Andréia Sant'Anna disse...

Oieee..,
Menina.., que texto hein!? A-do-rei!
Olha.., em relação á auto-estima... eu sou como vc; a minha também está ligada ao trabalho.
E concordo plenamente com suas palavras... há auto-estima verdadeira e falsa; existe a sua auto-estima... e tem aquela auto-estima que os outros lhe dão; essa facilmente vai pro chão.
Suas palavras me fez lembrar um filme lindo e verídico... 'À Procura da Felicidade'.., no filme quando ele consegue o emprego tão desejado, ele não sai do escritório se vangloriando para os outros... ele simplesmente, sai quieto, e no meio da mutidão, ele levanta as mão para o auto e em silêncio se aplaude. Esse é o melhor aplauso que podemos ter... o nosso! E quando conquistamos isso... nossa auto-estima vai nas nuvens... e ninguém, consegue derrubar.
Bjks

Mariana disse...

Auto estima é o carro chefe para seguirmos adiante.

Sandra Gonçalves disse...

Se ame sim amiga, se ame porque vc é maravilhosa.
Te adoro.
To com muita saudade.
Bjos...

Tânia Meneghelli disse...

Oi Elaine!

Realmente PERFEITO!

Concordo com tudo o que disse, é isso mesmo: auto-estima é, acima de tudo, se respeitar. Conhecer bem os próprios limites e não se intimidar diante deles; cuidar de si mesma com carinho e dedicação, sem atribuir essa tarefa a outras pessoas; é sentir prazer em ser exatamente quem é, sem máscaras, nem disfarces.

Adorei a postagem, parabéns!

Beijoca, querida!

Lilazdavioleta disse...

Elaine ,
vou dizer uma coisa que deve estar " careca " de saber . Auto estima está em nós . E se por vezes ficamos tristes ou magoados ela não se vai embora , apenas fica com um " doi " . Até porque é necessário tê-la , para ficarmos magoados .
E outra coisa Elaine , quem abre os braços e ri como você , percebe disso .
Bom texto .
Beijo grande ,
Maria

Fátima Guerra (Mellíss) disse...

Querida Elaine
Agradeço por nos oferecer pétalas da sua alma em forma de palavras.
Feliz Dia do Escritor
Beijos
Fátima Guerra

JOANA CAMPOS disse...

Olá....Parabéns pela postagem....coheci mais um pouco de vc, do que pensa!

beijos!

Joana Campos